O mais importante é proteger a integridade do produto, pois sua encomenda será manuseada e transferida entre centros de operação e veículos por diversas vezes pela transportadora até a entrega.
Veja algumas dicas:
- Lembre-se que o valor do frete será baseado nas dimensões e peso do produto embalado.
- Dê preferência para caixas de papelão rígida de base quadrada ou retangular, não coloridas.
- A caixa deve ter tamanho próximo ao tamanho do produto, assim o objeto não ficará solto dentro da caixa e você também evitará um custo maior com frete em função da cubagem (cálculo do volume da encomenda).
- Objetos cilíndricos ou em diferentes formatos que dificultam o manuseio podem gerar uma taxa extra cobrada pelos correios e demais transportadoras.
- Use plástico bolha ou papel amassado para preencher os espaços vazios na caixa e proteger o produto.
- Produtos frágeis exigem um maior cuidado no transporte, com embalagens externas reforçadas e o acondicionamento interno adequado, utilizando isopor, plástico bolha, sacos de ar, entre outros.
- Para transporte de vidros, utilize caixa de madeira, reforce e acondicione corretamente o produto no interior da embalagem.
- Para envios de bebidas ou outros produtos em garrafas ou frascos de vidro utilizando embalagem de papelão, se faz necessário a homologação prévia da mesma junto ao transportador.
- Use adesivos na embalagem externa sinalizando que o objeto é frágil ou que não pode ser deitado.
- Atenção para objetos pontiagudos que podem danificar a embalagem, capriche na proteção.
Conferir as especificações de cada transportadora e confirmar se a postagem da encomenda é aceita, atenção especial para líquidos, alimentos, perecíveis, químicos e tóxicos.
Confira também o artigo: "Como colar a Etiqueta?".